Laboratório de Hidráulica / Laboratório Hidráulica II Manoel Gilberto de Barros / Bacia Escola

 

BACIA ESCOLA

Descrição

Trata-se de uma bacia hidrográfica denominada Bacia Escola, situada nas proximidades da cidade de São João do Cariri - PB, inserida na região semi-árida do polígono das secas. A região é caracterizada por vegetação do tipo Caatinga, solos rasos, sub-solo cristalino, relevo ondulado com altitude média entre 450 e 550 m e precipitação média variando entre 400 e 600 mm/ano.
A área escolhida tem aproximadamente 15 km² cuja seção de drenagem (exutória) descarrega para o açude público que abastece a cidade de São João do Cariri. O curso principal é o riacho dos Namorados que drena para o açude conhecido como Açude dos Namorados.

Responsável

Celso Augusto Guimarães Santos


Equipe
  • Alessandro Francisco dos Santos (Técnico em Hidrologia)
  • Hugo Moraes de Alcântara (Professor da UFCG de Sumé)
Equipamentos

  A bacia foi instrumentada de forma a atender às necessidades de um laboratório de campo.
  Há instalada uma estação meteorológica, próxima do escritório da bacia, com diferentes tipos de pluviômetros, pluviógrafos, evaporímetros, evaporígrafos, termômetros (inclusive de solo), anemômetros (de solo e de 10 m de altura) foram instalados na estação meteorológica.

Também próximo do escritório foram instalados dois vertedores para a medição de vazão afluente ao açude dos Namorados. Um vertedor de soleira delgada misto, com um segmento retangular e outro triangular, e outro de soleira delgada. Com esses dispositivos é possível se demonstrar o processo de medição de vazão e a sua determinação. Ligado a esses sistemas de medição foi instalado um linígrafo, com autonomia para 30 dias, para registros do nível da água.


Laboratório de Hidráulica / Laboratório Hidráulica II Manoel Gilberto de Barros / Bacia Escola