Skip to topic | Skip to bottom
Home
LabHidraulica02
LabHidraulica02.WebHomer1.20 - 15 May 2012 - 07:35 - MariliaDantastopic end

Start of topic | Skip to actions

O Laboratório

O Laboratório de Hidráulica II Manoel Gilberto de Barros encontra-se instalado no Bloco BU, dentro do espaço físico do Campus da Universidade Federal de Campina Grande, em Campina Grande, ocupando área de 400m2.

mapa1.jpg

O laboratório foi construído para a realização do estudo em modelo reduzido da Barragem da Pedra, situada no Rio de Contas, BA, encomendado pela CHESF e concluído em 1983 (mais detalhes aqui). Para tal, foi construído um modelo tridimensional, onde se reproduziu, na escala 1:100, a barragem, o lago formado pela acumulação de água a montante, e um trecho de 1 km do rio a jusante da barragem. Com este modelo foi possível estudar as características do fluxo de aproximação, a lei de manobra das comportas e os aspectos da erosão localizada imediatamente a jusante do dissipador de energia. Um outro modelo, bi-dimensional, foi construído em escala 1:50 em um trecho de canal onde se reproduziu um vão mais duas metades de vão do vertedor da barragem, abrangendo uma das suas comportas. A finalidade básica foi a de estudar o comportamento das pressões no corpo do vertedor (tipo Krieger) e os efeitos do descolamento da lâmina d'água.

ModTridD.gif.gif ModBid.jpg.jpg

Inicialmente denominado Laboratório de Modelos Reduzidos, o laboratório passou a se chamar Laboratório de Hidráulica II Manuel Gilberto de Barros, em homenagem ao Prof. Manuel Gilberto de Barros, falecido em 1996. O professor homenageado lecionou na UFCG, no Departamento de Engenharia Civil durante várias décadas, tendo sido coordenador da Área de Engenharia de Recursos Hídricos, chefe do departamento e coordenador do estudo que implantou o Laboratório de Modelos Reduzidos. Atualmente o laboratório abriga o ambiente de trabalho de três professores do Departamento de Engenharia Civil e de alunos de graduação e pós-graduação, além do ambiente de atividades do projeto CAMISA (Clima do Nordeste e do Atlântico Tropical e o Monitoramento dos Impactos no Semi-Árido). Este projeto é desenvolvido cooperativamente por diversas instituições do país e do exterior, entre as quais a Área de Engenharia de Recursos Hídricos e o Departamento de Ciências Atmosféricas (DCA) da UFCG, que o coordena.

Estrutura Física
to top


You are here: LabHidraulica02 > WebHome

to top

Copyright © 1999-2019 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback